quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Os fins de Machado de Assis


Ontem terminei de ler o livro "Memórias Póstumas De Brás Cubas" de Machado de Assis. Quando estava chegando ao final criou-se em mim uma expectativa óbvia, visto que eu já havia lido "Dom Casmurro", do mesmo autor e ficado surpreendida com o seu último capitulo, em que ironizou a morte de Capitu.
No final do livro minha expectativa foi preenchida. Talvez esses finais dos livros de Machado se deva ao fato dele ser do período Realismo. Mas o que importa mesmo é que essa capacidade de finalizar com audácia um livro é única e somente dele.
Abaixo transcrevi a frase que finaliza o livro "Memórias Póstumas De Brás Cubas" e que mais me chamou a atenção:

"...Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas:- Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Beijos até.

1 comentários:

Priscilla Castro disse...

Ele é um gênio, sempre sabemos o que vai acontecer, só não sabemos como. Amo isso! A surpresa com que ele expoe as palavras.

Leia tbm Memorial de Aires.
òtimo!

grande beijo

Postar um comentário

CAMPANHA COMENTE:
" SÓ É VISTO AQUELE QUE SE MOSTRA"

COMENTEM!!!

free counters